Blog

5 dicas essenciais para quem vai viajar de carro

5 dicas essenciais para quem vai viajar de carro

Fazer uma viagem de carro para perto ou para longe, seja a trabalho ou a lazer, requer alguns cuidados do motorista. Para que se chegue ao destino com tranquilidade, é preciso planejar com certa antecedência a revisão do automóvel, bem como preparar o roteiro da viagem para que imprevistos de percurso sejam evitados. Afinal, ninguém quer ficar parado na estrada por causa de algo que poderia ser resolvido antes, não é mesmo? E para você que irá pegar a estrada, listamos no post de hoje algumas dicas para fazer com que seu percurso seja feito da melhor forma possível, com segurança e sem contratempos. Acompanhe!

Inspecione o veículo
Saiba que muitos imprevistos podem ser evitados com uma simples verificação do carro pelo próprio motorista. Por exemplo, você pode checar se os faróis (luz alta e baixa) estão em ótimo funcionamento, bem como as luzes de freio, de ré e as setas. Também é importante verificar como estão as palhetas do limpador de para-brisa, além de abastecer o reservatório desse limpador com água e algumas gotas de detergente. Calibrar os pneus, conforme a especificação do manual do proprietário também pode ser feito pelo condutor. Lembre-se de que a calibragem correta pode mudar conforme a carga do veículo.

Faça a revisão
Como a viagem de carro exigirá mais do automóvel, uma visita ao mecânico é essencial antes de pegar a estrada. Isso porque alguns componentes do veículo podem estar desajustados ou próximos do limite de desgaste. Fazer um checkup, com destaque para pastilhas e discos de freio, bateria, motor, transmissão, suspensão e filtros de ar e óleo, evitará surpresas desagradáveis na viagem. Como algum procedimento de reparo pode vir a demorar um pouco, é recomendável fazer a revisão com antecedência, e assim, não correr o risco de perder todo o planejamento.

Faça um checklist da sua viagem de carro
Para não esquecer algum item importante na sua viagem, monte uma lista das coisas que precisará levar, fazer e conferir. No caso do automóvel, cheque se o veículo possui estepe (calibrado com algumas libras a mais), macaco, chave de roda, triângulo de sinalização, extintor, lanterna, entre outros itens. Se a viagem for mais longa, é interessante levar um kit de reparação de pneus sem câmera, se for o caso, ou ainda um auxiliar de partida para conectar à bateria, já que em locais isolados pode ser difícil encontrar outro carro para dar a carga.

Cuide do bem-estar dos ocupantes
Além das dicas relacionadas ao estado do veículo, não podemos esquecer dos cuidados com os ocupantes do carro. Procure armazenar as bagagens no porta-malas de modo que elas não fiquem soltas. Se levar muitos objetos pequenos, o melhor é colocá-los em uma caixa organizadora. Não se esqueça de montar um kit com filtro solar, medicamentos, água, alimentos, papel higiênico ou papel toalha, sacos plásticos e o que mais achar necessário.

Trace a rota
Hoje em dia, os aparelhos de GPS são excelentes facilitadores para quem vai viajar para um lugar que não conhece. Mas ainda assim, como sabemos, podem ocorrer erros. Por isso, se você for fazer uma viagem de carro para um local que ainda não foi, estude antes o trajeto. Saiba onde há postos de combustível, postos de polícia, restaurantes etc., para não ficar desprevenido caso precise parar ao longo do percurso. Lembre-se ainda de abastecer antes de partir e de levar os documentos tanto do condutor quanto do veículo.

Voltar